Buffet Caramelada Rio Claro e Buffet Meyer Rio Claro Chcara Reama Rio Claro Claudizinho di Paula Iguatu Clnica Reviva Rio Claro Croptus Desenvolvimento Web Rio Claro Rosin Acabamentos Personalizados Rio Claro Serralheria Ideal Rio Claro Showsat Sky Rio Claro e Piracicaba Sisweb SMS WS Tech Solues Iguatu

CROPTUS

Desenvolvimento de Sites e Sistemas Web

Quanto custa um site?

Olá pessoal!

Espero que todos tenham tido uma ótima virada de ano, tenham aproveitado, feito pazes, revisto amizades, com muita alegria e saúde. E se foi assim ou não sua virada, desejo que seu ano de 2014 seja!

Não sei para vocês, mas o meu ano de 2014 começou a 1000km/h.

Eu particularmente adoro isso! Muitas novidades, muitos acontecimentos, muitos problemas a resolver (sim, gosto disso também, pois eles me fazem sentir útil e vitorioso a cada etapa concluída), muitas conversas, muitos projetos e planos… enfim, será um ano de oportunidades.

Como prometido, vamos neste artigo responder a famosa pergunta abaixo:

“Quanto custa um site?”

Talvez vocês não gostem da resposta, mas a resposta é: DEPENDE.

“Depende do quê?”

Depende do que você precisa ou quer ter em seu site.

Um site é um projeto único para cada empresa. Se fosse algo do tipo industrializado, ou seja, você faz um e depois gera N cópias que servirão da mesma forma para N empresas, com certeza seria super barato! Mas, não é. É um projeto único. Algo feito praticamente sob encomenda, personalizado, exclusivo, só seu… deu pra entender?

Digamos que você tenha o sonho de ter uma cozinha planejada. Porém você um espaço X que é diferente do espaço Y do seu vizinho. Para cada casa, os projetistas irão fazer um projeto diferente. Sim, eles podem fazer o mesmo projeto, mas aí ficaria chato né? Pensou você entrar em uma casa e ver uma cozinha. Vai para a outra e vê a mesma cozinha? Nas mesmas cores? Mesmos móveis? Pareceria um DEJAVU… rsrs

Uma coisa chata que acontece muito…

Pense na sua cozinha planejada. Você vai lá, diz o que quer, o pessoal faz o projeto, você aprova, eles desenvolvem, instalam e aí você lembra que esqueceu de 3 detalhes que vai fazer com que eles tenham que desinstalar tudo, levar pro barracão novamente, e alterar todo o projeto inicial.

Agora responda com sinceridade: você, no lugar do projetista de móveis, faria todo esse retrabalho de graça sabendo que o “erro” de ter esquecido não foi seu?

Pois é… então, que fique claro que durante o projeto podemos alterar tudo, sugerir, etc. Depois que começou o desenvolvimento, podemos também, porém isso será cobrado, pois alterações geram custos, mão-de-obra, aumento de prazo, etc. em qualquer tipo de projeto.

Pois é… essas coisas acontecem com sites também…

Então lembrem-se que cada site é um projeto único que vai expressas produtos, serviços, formas de trabalho, enfim, informações da sua empresa apenas! Ou sua empresa é cópia de outra? Se for, então acho que não tem problemas comprar aqueles pacotes prontos de site e usar. Cópia por cópia…

Quais tipos de site que existem para empresas?

Bom, para empresas há basicamente 2 tipos, sendo que um deles, está sumindo cada vez mais:

  1. Site estático – é um site parado que não permite atualizações de conteúdo. Geralmente é usado apenas para exibir informações ao usuário, porém não permite atualização, ou seja, é um site que quase nunca tem novidades. Esse tipo de site está sumindo cada vez mais pois não tem interatividade cliente-site, o que torna-o nada interessante.
  2. Site dinâmico – é o contrário do site estático. Permite atualizações. Sempre tem novidades, etc. É o padrão dos sites de hoje em dia. O valor é bem mais elevado pois permite atualizações de conteúdos. É o indicado para atrair visitantes constantemente.

Quais os custos para se ter um site?

  1. Desenvolvimento do projeto e do site em si
  2. Anuidade do domínio – para manter o nome por ex: www.croptus.com.br preciso pagar uma anuidade)
  3. Hospedagem do site – para manter o site no ar, preciso “alugar” um espaço na internet. Esse espaço é a hospedagem do site
  4. Manutenção do site – (opcional) se você deseja manter seu site atualizado mas não tem ninguém na sua empresa que saiba fazer, então provavelmente você pagará uma mensalidade para atualização do site, conteúdos, etc. ou poderá pagar somente quando estas forem feitas (por atualizaão)

Conclusão

Como vimos, um site não é um produto pronto. Um estudo para o projeto se faz necessário para podermos ter um valor para o mesmo. Então, se vai arriscar fazer um site, converse bastante com o desenvolvedor, exponha suas dúvidas, opiniões e sugestões, faça pedidos, etc. para que possa ser feito um orçamento de acordo com suas necessidades e bem próximo da realidade.

Até o próximo artigo! Abraços!